Símbolo da comunidade homossexual, a bandeira inspirada no arco-íris representa a diversidade. Criada em 1978 pelo artista plástico Gilbert Baker, cada cor carrega um conceito: o vermelho é vida; o laranja, poder; o amarelo, luz; o verde, natureza; o azul, arte; e o violeta, espírito.
Logo após a eleição do primeiro presidente negro nos EUA, nada melhor do que falarmos de avanço nas conquistas em favor da diversidade e contra o preconceito – seja de qual tipo for. E a Internet, sem dúvida, tem sido uma maneira importante de democratizar o conhecimento e, com isso, ajudar no combate à discriminação.
Claro que existem países que bloqueiam certos conteúdos, como sites gays ou lésbicos (caso da Arábia Saudita, Sudão e Emirados Árabes Unidos). Coisa mais uó. Só que não dá para negar a importância da web na difusão de informações. Claro também que é preciso saber organizar e utilizar da melhor forma estas informações. Se liga, gente!
A seguir, algumas sugestões de sites e blogs que abrangem um pouco de toda esta diversidade e que passo a colocar na relação de links ao lado. Próximo de Araçatuba (apesar de não termos fronteiras na Internet), temos dois sites importantes. Um do pessoal de Bauru, da Associação Bauru pela Diversidade: o www.baurupeladiversidade.org, que defende a liberdade de orientação sexual como direito fundamental. Outro de Rio Preto, do GADA – Centro de Referência GLBT, com informações jurídicas e de saúde, além de notícias: www.gada.org.br.
Tem o www.diversidadesexual.utopia.org.br, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, que traz um mapa com as ações do governo e a localização de associações de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais do Brasil.
Outro interessante é o www.ggb.org.br, do Grupo Gay da Bahia, cujo presidente é o Luiz Mott, escritor sobre homossexualidade doutor em Ciências Sociais. Fala sobre saúde, cultura e turismo, entre outros assuntos. Há também o site da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, o www.paradasp.org.br, com notícias variadas ligadas ou não à entidade. E tem ainda o www.gay.uol.com.br, também com conteúdo informativo diverso.
Voltados para a visibilidade homossexual através da cultura, os sites www.abcles.com.br e www.xy2gay.com.br (este recém lançado), são portais de literatura lésbica e gay, respectivamente. Neles é possível encontrar histórias com temática específica e descobrir novos autores.
Os blogs são quase que infinitos. Cito aqui o de Vange Leonel, www.vangeleonel.blogspot.com, que se autodenomina colunista, lésbica e feminista. Lá encontramos seus textos e sua web-novel. Neste blog (www.geeleoque.blogspot.com) você encontra meus textos e outras informações que aos poucos quero ir reunindo. Continuo aceitando sugestões e críticas. A proposta é defender o respeito ao ser humano, acima de raça, religião, sexualidade, classe social ou qualquer outra coisa. E um caminho fundamental para isso é o esclarecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário