quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O “T” da sigla LGBT


Dá pra ficar bege, passado, com a salada de rótulos que o “T” da sigla LGBT engloba. E onde há falta de informação, reina o preconceito. Oficialmente, o T representa Travestis, Transexuais e Transgêneros. O quê?! Apesar de até bastante difundidos, os termos ainda geram dúvidas, principalmente este tal de Transgêneros. Tentemos explica-los.
Transgêneros é o termo mais abrangente para representar o T. Refere-se tanto a travestis quanto a transexuais. Trata-se geralmente de um homem no sentido fisiológico, que se relaciona com o mundo como mulher. Transexuais são as pessoas que acreditam ter nascido com o sexo errado. São elas que geralmente procuram a mudança de sexo. Os Travestis podem ser tanto homem quanto mulher que simplesmente vestem roupas e usam acessórios característicos do sexo oposto.
Mas a gente ouve falar outros termos também. Transformista, por exemplo, é o mesmo que Travesti. Este último acaba sendo usado mais no caso em que o indivíduo se traveste para prostituição. Um Transformista apenas se veste com roupas do gênero oposto para fazer shows.
E os tais Crossdressers? Bom, estes são sujeitos que vestem roupas do sexo oposto porque isso lhes dá prazer. Normalmente usam peças íntimas do outro sexo e fazem isso em ambiente reservado. São também chamados de "CDs".
Então aqueles caras que aparecem aos domingos no Programa Silvio Santos são Transformistas. Um outro termo utilizado é Drag Queen (Drag King na versão feminina). Pessoas que se fantasiam, muitas vezes de maneira espalhafatosa e sem esconder seu sexo biológico. Seguindo estilo cômico, você já pode ter encontrado uma animando até a festa de aniversário da sua avó.
Quero falar de mais dois termos antes de mencionar a Janaína. Também existe o Intersexual e o Andrógino. Espero ter abrangido todos. Intersexual é a pessoa que nasceu fisicamente entre (inter) o sexo masculino e o feminino. Tem os dois órgãos sexuais desenvolvidos ou um predominando. O termo é preferível ao estigmatizado Hermafrodita. Já o Andrógino é o indivíduo que tem características físicas e comportamentais de ambos os sexos.
Janaína foi homenageada no Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania de Homossexuais “Brasil sem Homofobia” do Governo Federal. Nascida Jaime César Dutra Sampaio, um cearense que se assumiu travesti e tornou-se exemplo de luta contra a violência sofrida por estas pessoas vistas como “bagaceiras”, “perigosas”, e segundo ela, muitas vezes expulsas das casas paternas e jogadas à prostituição ainda na adolescência.
O “Brasil sem Homofobia” pode realmente ajudar a tornar o país mais tolerante, justo e igualitário ao buscar combater a discriminação por orientação sexual. Discriminação que também não deve ocorrer por raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política. Me Deixa!, como diria a popular drag paulistana Alma Smith.
* Foto da drag queen Donnie Mitchell, que faz apresentações em boates e festas da região de Araçatuba, feita por Henrique Lemos.

Um comentário:

Zemarcos Taveira disse...

Olá, amigão! Deixa eu dar alguma sugestões para o blog? Não precisa publicar não, é só uma conversa ao pé da orelha... rs rs

Primeiro, separa os parágrafos com espaços. Facilita a leitura na internet.

Você poderia sugerir livros também em seu menu. Existe essa widget aqui no blogspot.

O que acha de colocar clipes de cantores gays, como George Michael, Vange Leonel, Elton John, entre outros. Crie uma seção ou coisa assim.

Você pode sugerir filmes que tratam do assunto também! aí coloca trailers no blog e faz um texto de apresentação.

É isso aí. Parabéns pela coluna, está sensacional!