segunda-feira, 25 de abril de 2011

As coisas vão melhorar. Levante-se!

No último dia 12, foi lançado um trailer do curta “Não gosto dos meninos”, de André Matarazzo e Gustavo Ferri. O filme tem como slogan “Histórias que gostaríamos de ter visto antes” e está no YouTube.

Foi inspirado no Projeto “It Gets Better” (As coisas vão melhorar), campanha nos EUA iniciada após onda de suicídios, ocorrida em setembro do ano passado, entre adolescentes que sofreram bullying por serem ou parecerem gays. A estreia da versão brasileira é prometida para o próximo mês.

A exemplo da versão norte-americana, a película nacional deverá mostrar histórias comuns aos gays, que falam do fato de se sentir “diferente”, não estar interessado nas coisas “certas”, ter que esconder sentimentos. Depoimentos abordando o medo de não ser amado pelas pessoas mais queridas, os ataques físicos e xingamentos, o isolamento e o medo. Histórias de tentativas de suicídio.

No entanto, os depoimentos dos mais variados tipos de pessoas, atingem um ponto em que começam as falas otimistas. A mensagem principal é que, por pior que a situação possa parecer, principalmente para um adolescente que começa a se conhecer e descobrir o mundo, “as coisas vão melhorar”. Os depoimentos então giram em torno do fato de que ninguém merece o bullying, que é possível se ter uma vida autêntica e desfrutar de prazeres como fazer amigos, ser bem sucedido em uma carreira profissional, encontrar alguém para viver junto, ter filhos...

Nos EUA, a campanha conseguiu a adesão de celebridades e até mesmo do presidente, Barack Obama, que ressalta o fato de que a luta contra o preconceito e a discriminação não é só dos LGBT. Vale a pena assistir este depoimento e também o de funcionários de empresas como Facebook, Google, Apple e Pixar.

Para finalizar, cito outro exemplo muito legal. A propaganda irlandesa contra o bullying homofóbico “Stand Up – Don’t stand for homophobic bullying”, que convida a todos: Levante-se por seus amigos lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. A comovente atitude de um indivíduo contagiando outros contra a opressão do preconceito e da discriminação.

São maneiras muito positivas de abordar o tema. É possível ver os vídeos citados no Youtube, inclusive legendados. As coisas vão melhorar. Levante-se!

Nenhum comentário: