domingo, 31 de maio de 2009

Novas e boas possibilidades


Alguns fatos renovam as esperanças de dias melhores. Mais livres de preconceito. Um deles aconteceu aqui mesmo em Araçatuba. Foi a realização da “I Semana das Consciências” na Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, que discutiu de maneira franca a homossexualidade, entre outros assuntos de relevância social. O outro fato vem do estado do Espírito Santo, onde um defensor público quer garantir aos homossexuais o direito de se casar.
A “I Semana das Consciências” aconteceu de 11 a 16 de maio na própria faculdade. Organizada pelos alunos, através do Centro Acadêmico Fábio Luís Bonello, o evento abordou também outros temas como a “Formação da sociedade”, “Diferenças sociais”, “O negro na sociedade araçatubense e a questão das cotas universitárias” e “Ética e moral com relação ao bem-estar animal”.
Tive oportunidade de participar das discussões sobre “Homossexualidade” como colunista da Folha da Região e estou ressaltando o fato pois considerei importante ver pessoas jovens demonstrando respeito e interesse pelo tema. Os jovens participaram com vários tipos de perguntas. Entendi como um indício de que as novas gerações trazem para mais perto a possibilidade do mundo mais igualitário e tolerante.
A atitude do defensor público no Espírito Santo reforça a constatação de que o Poder Judiciário brasileiro está muito mais aliado com os Direitos Humanos que os poderes Legislativo e Executivo. O defensor público Carlos Eduardo Rios do Amaral quer garantir aos casais homossexuais o direito de se casar e obter certidão de casamento. A ação tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública de Vitória.Amaral defende: homossexuais possuem o mesmo direito à união legal que os heterossexuais. "Não há na legislação brasileira nada que proíba a união civil de pessoas do mesmo sexo", afirma. "Os casais homossexuais, através da constituição de família, devem buscar pela felicidade." Me erra! Me deixa!

Nenhum comentário: